Durante a pesquisa realizada sobre actos inseguros e condições perigosas na construção civil, descobri que existem perigos menos evidentes neste sector e que não são muito associados a esta actividade.
Efectivamente dei-me conta que os acidentes por electrocussão são bastante comuns neste sector apesar de já saber, como é óbvio, que todo o edifício possui uma instalação eléctrica.
Desta forma também tomei conhecimento que as quedas em altura continuam a ser a principal causa de acidentes mortais na construção, seguindo-se os esmagamentos, choque com objectos, electrocussão e soterramentos.
Nesta pesquisa também li alguns documentos relativos ao conjunto de factores que propiciam os acidentes. As condições de insegurança existentes nos estaleiros, as condições ambientais, os ritmos de trabalho intensivos, a não utilização de equipamentos de segurança ou uso inadequado destes, actos inseguros, como o não cumprimento das normas de segurança, a insensibilidade ao risco, assim como o mau planeamento e a desorganização do trabalho.
Este trabalho de pesquisa tornou-me ainda mais sensível a este tipo de questões, pois durante a selecção das imagens que compõem o PowerPoint, vime confrontado com algumas imagem chocantes, como aquelas alusivas a situações de perigo iminente, corpos gravemente feridos ou mutilados e cadáveres, a maior parte delas com as respectivas legendas que explicavam como tudo tinha sucedido.
Olá Rui!
ResponderEliminarExcelente trabalho!
Continue com esse empenho...e vai longe!...Até ao F.C.Porto,claro!
Fernanda Carvalho - Formadora
E bibó Puerto!